Espaço Laboral


Conteúdo do site


Titulo

Cortisol, o hormônio do estresse

Foto
O que é: Cortisol é um hormônio produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse; ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune. é um hormônio intimamente ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações, alergias, os níveis de estresse e manter a estabilidade emocional.

Quando o cortisol está alto ou baixo no sangue, pode haver problemas como aumento do peso ou depressão. O diagnóstico do cortisol alto ou baixo é feito com base no exame do cortisol urinário e do cortisol plasmático.

Os níveis de cortisol variam durante o dia porque ele está ligado de certa forma à serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e de bem estar. Alimentar-se corretamente e fazer exercícios constituem o melhor tratamento para manter os níveis de cortisol dentro da normalidade.

Cortisol Alto, deve ter um tratamento rápido, pois ele gera consequências desagradáveis especialmente para quem quer ganhar mais músculos. Diversas causas podem gerar o aumento do cortisol no sangue, mas a mais comum é o estresse, e neste caso as consequências serão:

-  perda de massa muscular, diminuição da testosterona;

-  aumento do peso, das chances de osteoporose;

-  dificuldade na aprendizagem, baixo crescimento;

-  lapsos de memória.


Cortisol Baixo, ocorre devido a baixa produção de serotonina, que é o hormônio ligado ao prazer e ao bem estar. Ele pode causar:

-  depressão, fadiga, fraqueza, cansaço;

-  desejo repentino de comer doces.


A ginástica laboral é uma boa estratégia para  ajudar a eliminar  cortisol!

Participe!!!!



WWW.espacolaboral.com.br

Todos os artigos sobre saúde