Espaço Laboral


Conteúdo do site


Titulo

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NO OUTONO

Foto

As características da estação fazem com que doenças como asma, rinite e gripe se manifestem com mais força e atinjam aproximadamente 60 milhões de brasileiros. No entanto, algumas atitudes simples, ajudam a manter a saúde nesta época seca do ano.

A diminuição da temperatura, a baixa umidade relativa do ar e o maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas. É também época em que se proliferam os ácaros, que formam boa parte da poeira presente no ar.

Há muitas formas de amenizar os efeitos que as doenças da estação causam à saúde e quem deve definir qual tratamento é indicado para cada caso é o médico, após avaliação criteriosa. Porém,  salientamos a importância da vacinação contra a gripe.

"É a melhor maneira de se proteger contra o vírus influenza. Depois de aplicada, a vacina leva cerca de um mês para fazer efeito. Isso justifica sua aplicação nos meses que antecedem o outono e o inverno. Embora sua eficácia não seja de 100%, a injeção garante sintomas mais amenos e tem de ser anual, uma vez que o vírus influenza sofre mutações todos os anos".

Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que o ambiente  esteja ventilado. Evite também a exposição ao frio e à chuva levando sempre na bolsa ou no carro o ‘kit outono/inverno’ (casaco e guarda-chuva)".

É comum tirarmos cobertores e blusas de lã do armário e usá-los diretamente. Porém, essas roupas guardadas estão cheias de ácaros, que são alguns dos principais ativos das crises alérgicas.

Como medidas de prevenção, o recomendável é lavar roupas e cobertas, secando-as ao sol, antes de usá-las. Deixar os travesseiros expostos à luz solar também auxilia no combate aos ácaros. Outra dica importante é lavar as roupas de cama com mais frequência, pois elas também acumulam ácaros, que se proliferam com facilidade nesse período mais seco.

Lembre-se que a ingestão de líquidos é de grande valia, assim como alimentação balanceada, e hábitos saudáveis ajudarão a blindar seu corpo contra doenças!

Fonte: Espaço laboral- Acessoria em ergonomia e Ginástica laboral
www.espacolaboral.com.br
(47) 33333986

Todos os artigos sobre saúde